10 passos sobre como criar um blog de sucesso

O blog free é a fase inicial para evolução de um projeto digital. Ele abre novos horizontes, para expansão a curto, médio e longo prazo. Se você tem um blog livre, passe para segunda fase, dando identidade única e registro ao [...]

Veja aqui os 10 passos sobre como criar um blog de sucesso e como ter renda extra trabalhando online de maneira sustentável

“A melhor maneira de começar é parar de falar e colocar a mão na massa.” —Walt Disney

Você que estar começando, um projeto digital, mas não tem uma ordem lógica para sua fase inicial e chegou até este artigo, aqui vai algumas das milhares de dicas existentes.

Pare um momento, tome um café, para que venham novas ideias.

Nesse momento a sensação é de desistir? Abandonar tudo? Viver como um barco à deriva, no mar virtual dos internautas e cibernéticos amadores?

Não! Mas lá no fundo existe uma luz, que renova as esperanças, e revigora todo o seu projeto, dando força para seguir em frente.

Portanto, nada de desistir; se já chegamos até aqui, podemos ir muito além do presente, com visão positiva de futuro, cada vez melhor e seguro na internet.

Agora de uma forma objetiva, a visão para blog estruturado, na sua faze inicial.

A customização pode ser imediata, e ou variar de acordo com o perfil do autor.

1 – Conteúdo

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Um blog é a imagem e semelhança de seu autor; são suas ideias compartilhadas para rede mundial de internautas; expondo sua sabedoria, conhecimento, técnicas, ideias, motivação e ação.

Em um blog, o conteúdo de qualidade, de interesse individual, coletivo, para os pesquisadores virtuais, é chave mestra para permanência de frequência e audiência.

Como diz o ditado, “a primeira e última impressão é a que fica”; é tem mesmo total veracidade nessa frase.

A exposição de um assunto, de forma elaborada e compatível, para quem ler é a impressão digital para os visitantes; permitindo que volte sempre.

Nota: Sem o conhecimento e as competências certas, seus esforços de marketing de artigos te deixarão com a sensação de que não existe solução para seus problemas.

No entanto, se você estiver disposto a seguir a reta de aprendizagem, você terá eventualmente os resultados que você merece.

2 – Domínio, Hospedagem e Plataforma

A maioria de quem tem blog hoje, começou usando um plataforma gratuita, mas com o passar do tempo foi decisivo transforma – ló em uma página profissional; daí a decisão de comprar um domínio, contratar uma hospedagem e personalizar uma plataforma.

O blog free é a fase inicial para evolução de um projeto digital.

Ele abre novos horizontes, para expansão a curto, médio e longo prazo.

Se você tem um blog livre, passe para segunda fase, dando identidade única e registro ao mesmo.

O passo é fundamental e transmite confiabilidade e integração aos leitores.

Nota: Minha hospedagem é na HostGator 

3 – Template

Você já sentiu como é desconfortante entrar em uma casa desorganizada e suja?

Um bom conteúdo é primordial; mas a aparência e organização visual do blog, deve ser agradável; de forma que o visitante sinta a energia positiva de estar em lugar onde vai receber de forma confortável a resposta para o que procura.

Ninguém vai até uma página por acaso; se um internauta foi até seu blog é porque no ranking do Google, isso correspondo a sua demanda.

Existem muitos temas gratuitos que deixa o design do blog bem atraente; mas se preferir você pode comprar; em empresas especializadas no ramo.

4 – Ganhos

O Google disponibiliza a ferramenta de ganho para o seu blog, o Adsense; mas é preciso estudar a fundo sobre ele, para saber usar e ter resultados.

Também temos as empresas, plataforma, que disponibilizam o programa de afiliados para que se possa faturar comissões com a anúncios em seu projeto digital.

Antes se tornar um afiliado, e oferecer produtos, pesquise sobre a empresa, e se você compraria dela.

A escolha de um ou mais nichos de mercado (produtos) é viável; o importante é dominar o assunto; pois falamos bem daquilo que sabemos e entendemos.

5 – Assinatura/Contato

Em um blog é indispensável um espaço para que os visitantes assinem e recebam as atualizações das publicações via e-mail.

Disponibilizar um formulário de contato em uma página estática é outra forma de manter contato e receber feedback dos leitores.

Uma newsletter é outra forma de solicitar contato, para que o visitante tenha um resumo de seu projeto digital.

Porém o E-mail Marketing é uma coluna que remunera seu projeto, pois como diz os expert, o dinheiro está na lista.

E para formar uma lista por nicho é preciso  disponibilizar um e-book como isca digital para download, ao solicitar o e-mail do visitante.

6 – Social

As redes sociais, são ferramentas gratuita para expansão de um blog; para que os artigos tenham alcance maior, num tempo muito menor.

As preferências hoje são Facebook, Twitter, Instagram, Youtube, Whatsapp entre outras; portanto incluir botões de curti e compartilhar é uma prática vigorante.

7 – Parcerias

Para quem estar começando agora, o ideal é ler blogs de referências, pois eles já estão a mais tempo no mercado cibernético, e oferecem muitos conteúdos de interesse, dos mais variados assuntos, para os mais diversos públicos.

Manter contato com seus autores, por e-mail é uma forma de interagir e trocar ideias, e listar fontes de referências.

Existe também as parcerias por troca de banner, onde se permite a inclusão dos mesmo nos respectivos blogs, para que visitante possam sincronizar de um para o outro.

8 – Divulgação

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Os donos de redes sociais, tem o botão promover, onde você paga anúncios, para fazer suas divulgações, como por exemplo o Facebook, com a opção patrocinado, para o alcance de público de forma avantajada.

Usar o meio free de forma inteligente é outra maneira simples de conduzir visitantes e possíveis leitores pra seu blog; e uma vez que leitor se identifica com o assunto também poderá compartilhar

Pagando ou não, uma coisa é certa, você precisa divulgar, custe o que custar.

9 – Frequência e audiência

Para mediar a audiência e frequência é importante usar as ferramentas de estatísticas para blog, para ver de onde são os leitores, os assuntos mais lidos ou as páginas mais visitadas.

O Google dispõe desses meios para que se tenha esse controle; e por conseguinte verificar erros, ajustar, ou seja fazer a correção de rumo, fortalecendo o projeto.

Além do Google, existem outros sites, que traduzem o padrão de forma similar para esse processo estatístico, de maneira segura e proveitosa.

10 – Google

Falando nele, o Google é porta principal que abre um leque de opções para os milhões de conteúdos disponíveis; e ainda dispõe das ferramentas ideias para quem deseja ter sucesso no mercado digital.

Conclusão

Para um projeto profissional, digital alavancar, se manter, crescer, é preciso que seu autor use e abuse das pesquisas, estudos, inovações, seja criativo e tenha atitude, e coragem suficiente para ariscar novas metas e conexões de comunicação digital.

Veja aqui, caso você ainda não tenha um domínio e hospedagem 

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Continue com seu projeto. Abraços!

Sobre o autor | Website

Confirmado! Hoje sei que é possível trabalhar honestamente pela internet fazendo vendas todos os dias. Mas não queira fazer isso sem as técnicas corretas. Recomendo que comece fazendo um curso, seguido da escolha de um nicho especifico para atuação principal. E com a prática outros projetos também farão parte de sua atividade de Marketing Digital...

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